Utilizava um dentífrico orgânico há mais de três anos, sinceramente já não consigo utilizar os comerciais pois são demasiado fortes par mim. Quando comecei a ter consciência do plástico que nos rodeia, retirar a embalagem do dentifrico foi logo uma das alterações que tive vontade de fazer. Li o livro da Bea Johnsom (Zero Waste Home) e pensei de imediato em fazer o meu próprio dentífrico, mas nunca cheguei a fazer, o tempo não estica! Procurei opções mais amigas do ambiente e o primeiro dentifrico que experimentei foi o da Miristica, pedi que me enviassem em frasco de vidro. Entretanto já experimentei vários e estou muito contente com o dentífrico sólido da Saponina. Que eu tenha conhecimento, encontram dentífricos em frasco de vidro na Miristica e Mind the Trash, apenas com um pauzinho tipo gelado na Saponina_Nature. Existem várias receitas de dentifricos, podem encontrar uma das receitas na página da Lauren Singer http://trashisfortossers.com.
Quero referir que é muito importante que tenham uma conversa com o vosso dentista caso tenham sensibilidade ou outro tipo de problema. Fazer menos lixo é muito importante mas a nossa saúde é essencial, e não nos devemos deixar levar por fundamentalismos.
Estranhamente fiz primeiro a alteração do dentífrico e só depois da escova. Não acham incrível como pode uma simples escova de dentes ter a longevidade de 300/400 anos! Ao contrário do plástico o bambu é totalmente biodegradável. A melhor opção é sem dúvida as escovas de bambu, infelizmente as cerdas das escovas não são biodegradáveis, mas tenho a certeza que em breve teremos uma resolução para este problema.
As escovas de dentes de Bambu podem ser encontradas em várias lojas físicas e online. Tenho adquirido as minhas na Sapato Verde (o estojo da escova também), Maria Granel e na Mind the Trash. E temos um fabricante nacional de escovas de bambu The Bam & Boo Toothbrush, podem encontrar esta marca na Maria Granel.